Bem-vindo ao blog "Coleção de Galinhas"!

Conheça mais deste hobby de muitas penas!

Como cuidar e muitas curiosidades. Com muitas fotos para ilustrar e inspirar.


Para navegar no site procure no lado esquerdo os temas na listagem completa, separado por postagem; ou na lista de marcadores, separados por tema.

Você quer contribuir para melhora deste site? Entre em contato por e-mail: colecionandogalinhas@gmail.com

*** As dicas deste blog são referentes a minha experiência com o trato e como colecionadora de galinhas. Em caso de dúvidas consulte sempre um profissional.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Pintinhos ... como cuidar?



 

Estas fotos são de pintinhos sedosos com 15 dias a 45 dias.

É importante lembrar de comprar uma ração chamada inicial para ajudar no desenvolvimento e evitar algumas doenças como a salmonela por exemplo.
Cuidado! Algumas rações iniciais não são indicadas para galinhas poedeiras (ovos para consumo), portanto, deixe esta ração apenas para os pintinhos, franguinhos e mamães galinha. Normalmente a embalagem informa, mas na dúvida dê rações separadamente.

Forneça este tipo de ração nos primeiros 45 dias e depois mude para a ração de crescimento. Caso não tenha tantas opções de ração em sua cidade, não se preocupe, pois isso não é fator limitante na criação. Mas se puder é bom pois ajuda a prevenir doenças e perdas.

Logo que nascem os pintinhos ainda tem uma reserva natural de "alimento", então não precisa se desesperar em dar água e comida assim q ele sair do ovo. Deixe isso para depois de pelo menos umas 8 horas, quando normalmente já estão secos e começam a ficar curiosos.

Não esqueça do bebedouro! Água limpa é um fator importante para uma criação saudável.

Se for pintinho comprado: não esqueça de comprar a ração, um bebedouro e um local protegido com uma lâmpada, pois eles precisam de calor, principalmente nos primeiros 15 dias. Se for inverno, mantenha a lâmpada até nascerem as penas. Peça ajuda na escolha dos comedouros e bebedouros aos vendedores, eles normalmente já sabem quais são os mais indicados.

Se for de chocadeira: deixe uma caixa com uma lâmpada, pois vão precisar de um lugar seco e aquecido assim q sairem da chocadeira. Só retire o pintinho da chocadeira quando ele estiver seco. Não deixe ele dentro da chocadeira por muito tempo pois ele pode desidratar. Depois é só seguir as mesmas dicas dos pintinhos comprados. Com uma observação: se a quantidade de pintinhos for grande, coloque mais que um comedouro.
Normalmente os vendedores de chocadeira deixam algumas recomendações no manual de instruções do produto.

Se for chocado por galinha: não se preocupe que a mamãe galinha sabe o que fazer. Só deixe ração inicial e bebedouro próximo.

Três itens importantes para todos os casos: verificar se os bebedouros e comedouros estão ao alcance dos pequenos; se estão protegidos e aquecidos; e ver com o veterinário a tabela de vacinas que varia de região para região (aproveite para pegar mais algumas recomendações).

E uma dica é não misturar pintinhos com idades diferentes ... eles podem brigar e alguns acabam até morrendo.